ManiaCS

Seu portal de noticias e jogos !


    Fenda de 4 metros em morro em SC aumenta a cada 24 horas

    Compartilhe

    Admin
    admin
    admin

    Mensagens : 120
    Data de inscrição : 26/08/2010
    Localização : de_dust2

    Fenda de 4 metros em morro em SC aumenta a cada 24 horas

    Mensagem  Admin em Sex Set 10, 2010 9:46 pm

    Residência próxima ao local já foi evacuada pela Defesa Civil.
    Chuva prevista neste fim de semana pode provocar deslizamento de terra.
    Uma fenda de 4 metros em um morro com 30 metros de altura está aumentando a cada 24 horas no município de Pomerode (SC). Segundo a Defesa Civil do município (Comdec), uma fenda de 10 cm que foi descoberta no dia 16 de agosto, agora está com quatro metros de profundidade. Um casal que mora próximo ao morro foi retirado do local. Eles acionaram a defesa civil depois que perceberam rachaduras nas paredes da casa. Duas empresas próximas ao morro estão em alerta.

    Segundo o engenheiro ambiental da Comdec, Luiz Gustavo Teixeira, as causas que provocaram o aparecimento da fenda são várias, e podem ter sido tanto por efeitos naturais como por ação humana.
    Residência próxima ao morro se elevou, rachou e pode cair.Residência próxima ao morro se elevou, rachou e
    pode cair (Foto Divulgação/ Defesa Civil Pomerode)

    “É um fenômeno geológico e não temos como prever quando vai parar. Estamos tomando medidas, como retirar os eucaliptos do morro para aliviar o peso, e algumas fendas foram tampadas para evitar infiltração e deslizamento”, diz.

    A cada 24 horas a fenda aumenta entre 20 cm e 28 cm. Ademar Marquaret, coordenador da Defesa Civil, explica que, como a área próxima ao morro é de aterro, a movimentação faz com que o solo levante. Por isso, a casa que teve de ser evacuada se elevou, as rachaduras apareceram nas paredes e ela pode cair a qualquer momento.

    Uma fábrica de peças de bicicleta e uma madeireira, que funcionam próximo ao morro, estão em alerta caso chova. Pelo menos 50 pessoas trabalham nas empresas. “ Está previsto chuva para este fim de semana até segunda-feira (13). Se chover, temos que evacuar as empresas, pois há risco de deslizamento de terra.”, explica Marquaret.

    A defesa civil continua monitorando o morro.

    fonte : g1

      Data/hora atual: Sab Dez 10, 2016 3:43 pm